As corridas de drones estão a começar a ganhar peso no mundo da televisão entretenimento. Para quem já viu o Drone Racing League ou uma corrida ao vivo, isto certamente não será uma surpresa, visto que este “desporto” possui todos os ingredientes necessários para ser um excelente hobby: Tem emoção, perícia, e é necessário bastante conhecimento técnico.

Por esse motivo, este artigo é dedicado a esse mesmo hobby: o da corrida de drones. Vamos-te mostrar quais os melhores drones para utilizadores de todas as idades e níveis de experiências.

Se não queres conversa, aqui fica uma tabela resumida das nossas escolhas nesta categoria:

NomeMotorTempo de VôoFPV?Preço
BLADE MACH 252300 Kv Brushless10 minutosSimVer Preço- Fast Hobbies EU
WALKERA RODEO 1104000 Kv Brushless7 minutosSimVer Preço- Amazon Espanha
Ver Preço- Gearbest
AURORA RC 1105500 Kv Brushless6 minutosSimVer Preço- Gearbest
XCITERC F210? Brushless9 minutosSimVer Preço- Amazon Espanha
WALKERA F210? Brushless13 minutosSimVer Preço- Amazon Espanha
Ver Preço- Gearbest
GRAUPNER ALPHA 250Q2350 Kv Brushless8 minutosSimVer Preço- Amazon Espanha
NIKKO ELITE RACER 2202450 Kv Brushless6 minutosSimVer Preço- Amazon Espanha

Factores a Ter em Conta

Antes de iniciarmos a lista de drones, é importante enumerar os factores que influenciam a decisão de compra.

FPV

A presença de First Person View (FPV) é, na nossa opinião, imprescindível. Este sistema permite ao condutor controlar o drone através da câmera, a ser transmitida ao vivo para o tablet, smartphone, e até mesmo óculos de realidade virtual.

Classe/Tamanho

No mundo das corridas de drones, as diferentes “divisões”/classes distinguem-se pelo tamanho. É habitual que os nomes dos modelos de drones de corrida sejam compostos pela marca + nome do modelo + categoria de tamanho (exemplo: Eaching Racer 250).

As três categorias são:

1- Micro / 150

Drone que tenham até 150mm de ponta a ponta

2- Mini / 250

Modelos com até 250 mm de ponta a ponta

3- Open

Drones de todos os tamanhos

BNF vs RTF

Alguns drones, como o Walkera Rodeo vêm com 2 modos: BNF e RTF. A diferença entre os dois é que a versão RTF (“Ready-to-Fly”, também conhecido como PNP- “Plug-N-Play” ou PNF- “Plug-N-Fly”) vem com um transmissor e tudo o que é preciso para começar a voar enquanto que a versão BNF (“Bind-N-Fly”) necessita ainda de um transmissor. Se é o teu primeiro drone, recomendamos que compres RTF/PNP/PNF, mas se já tens um drone com um transmissor compatível, podes comprar um drone BNF.

 

 

Drones de Corrida para iniciantes

1- Blade Mach 25

Apesar de não ser barato, o Blade Mach 25 representa uma excelente opção para drone racing. É importante notar que este drone é BNF, pelo que é necessário um transmissor compatível com a tecnologia DSMX.

2- Walkera Rodeo 110

Gearbest https://www.gearbest.com/multi-rotor-parts/pp_595440.html?lkid=13581953
O Walkera Rodeo 110 é o drone mais pequeno que encontrarás nesta lista. Por esse mesmo motivo, apresenta-se como uma excelente opção para iniciantes.

A outra grande vantagem deste modelo é o seu design modular. Isto significa que o drone é composto por módulos que podem ser substítuidos, ou melhorados conforme o budget e interesse.

Sendo da categoria 110, ele é bastante pequeno, no entanto como o video em baixo demonstra, tem um excelente motor e câmera:

3- Aurora rc 110

Gearbest https://www.gearbest.com/multi-rotor-parts/pp_595440.html?lkid=13581953O Aurora RC 110 é fabricado pela Eachine, empresa chinesa conhecida pela sua excelente relação preço/qualidade. Este drone não é excepção. Com um dos motores mais potentes da lista e com um dos preços mais baratos, este modelo é a nossa escolha como melhor drone de corrida.

Como ponto negativo, é de notar o limitado tempo de vôo, que seria de esperar de um modelo com um motor tão potente.

 

4- Nikko Aire Elite Racer 220

De todos os drones nesta lista, este é o mais acessível a crianças. Devido às protecções, preço e relativa fraca potência, este é portanto um excelente drone para aprender a pilotar com FPV.

Drones de Corrida Intermedíarios/Profissionais

1- XCITERC F210

O XciterC F210 é um excelente drone. Fabricado na Alemanha, este drone tem um excelente tempo de vôo, chegando até aos 10 minutos no ar.

Infelizmente a informação sobre a potência do motor não é revelada, mas pelo feedback que temos recebido, ele é ligeiramente mais lento que o Walkera F210, um concorrente directo que iremos analisar a seguir.

 

2- Walkera F210

Na categoria de drones intermediários, este modelo é o nosso favorito.

Com um corpo em fibra de carbono, seria de esperar um tempo de vôo muito limitado. No entanto, não é esse o caso.

Com reports de vôos até 13 minutos, este modelo é dos poucos que combina performance com economia.

Não acreditas?

Então vê o video em baixo:

 

3- Graupner ALPHA 250Q

Na categoria de 250Q intermediários, encontramos o Graupner ALPHA 250Q. Este é o drone mais acessível financeiramente desta categoria, mas não é para principiantes devido à complexidade técnica do modelo.

 

Nota Final: Comprar ou Construir?

É importante realçar que em vez de comprar um drone de origem, é possível também construír um modelo específico para corridas.

Seguir esta rota tem 2 grandes vantagens: É geralmente mais barato, e permite aprender o aspecto técnico de drone racing.

Em posts anteriores já tinhamos explicado como construir um drone, no entanto esse guia era bastante generalista. Para quadecópteros e multirotores específicos para corrida, aqui ficam umas sugestões:


Mais uma vez convidamos-te a partilhar as tuas experiências na caixa de comentários em baixo!