A tecnologia não tem limites, e quando ela é usada em favor do crescimento merece ser aplaudida! Conheça como são utilizados os drones no agronegócio, garantindo melhores resultados para monitorar as plantações e a pecuária.

Mas antes demais...

O que é um drone?

Os drones são aeronáveis pequenas, que pesam pouco, em média 1,5Kg e produzidas de fibra de carbono durável. Além disso, possuem sensores infravermelhos, de temperatura e câmeras em RGB.

O seu tempo de voo também é variável, alguns modelos comportam 10 minutos, mas já existe gerações que chegam a 30 minutos de tempo no ar.

A tecnologia inteligente dos drones, faz tempo é utilizada em muitas áreas inicialmente para trabalho de vigilância que ofereciam riscos a vida humana, como nas guerras, ou com exigências gigantes que somente os aparelhos teleguiados conseguiam acessar.

Os amantes da fotografia perfeita, os idealizadores de cenas únicas, e quem precisa de “alguém para fazer o trabalho sujo” também aproveitam os mágicos drones para capturar o melhor ângulo. 

A grande revolução dos drones levou com que este possa ser utilizados por pessoas com todo o tipo de orçamento. Para orçamentos baixos, uma simples gopro pode ajudar muito.

As pequenas aeronaves orientadas pelo controle remoto, hoje são eficientes para auxiliar em várias áreas inclusive na agricultura.


A utilização de Drones na agricultura


Os drones no agronegócio, estão ganhando repercussão em todo o mundo e não menos aqui no Brasil.

Plantações inteiras podem ser vigiado por drones, mas os serviços prestados por esses “verdadeiros trabalhadores” não se restringem apenas a vigilância, pois os drones no agronegócio servem também para:

  • Pulverizar as lavouras;
  • Demarcar fronteias;
  • Supervisionar o gado;
  • Identificar invasores;
  • Fazer a semeadura;
  • Reduzir os riscos no campo;
  • Avaliar o impacto ambiental;
  • Aumenta a produtividade;
  • Identifica focos de infestação de ervas daninhas;
  • Detectar focos de incêndio;
  • Encontrar nascentes de água.

Enfim, até mesmo para substituir as máquinas agrícolas em algumas etapas de produção, os drones são úteis.

Para informações detalhadas, por favor confira o video em baixo:

No Brasil, os drones no agronegócio são reverenciados

Desde 2016, o mercado de drones no agronegócio vem crescendo com veemência aqui no Brasil. Apesar de duas variáveis que estão influenciando para disseminar ainda mais o uso do teleguiado na agricultura e pecuária, destacadas como:

  • A crise econômica, que afeta a comercialização dos drones (o custo ainda é um pouco elevado);
  • A demora para regulamentar a legislação no uso dos drones;

Este recurso oferece a possibilidade de otimizar o agronegócio do Brasil, mantendo inclusive o controle nacional sobre as nossas terras.

As imagens aéreas que esses equipamentos oferecem é de longe um dos melhores recursos já desenvolvida para garantir melhorias e também mais lucros para o produtor, consumidor e sem dúvida para o meio ambiente.

Popularizar os drones no agronegócio para garantir o futuro em muitos aspectos

Você sabe a importância do agronegócio para o Brasil?

Pois, este setor atualmente é responsável por 25% do PIB –Produto Interno Bruto, isso significa que tudo o que o Brasil produz, a quarta parte vem de da agricultura e da pecuária.

São quase 225 milhões de toneladas de grãos só neste ano de 2017, que somados aos negócios pecuários resultam em bilhões para a economia do Brasil.

Não se pode estagnar a produção agropecuária, não se pode permitir que a imensidão de terras aptas para cultivo e pastoreio não recebam os recursos ideais e suficientes para tornar o Brasil, um entre os maiores produtos agropecuaristas do mundo.

Considerando que temos 60 milhões hectares de área disponível para a lavoura, e que nestas terras se deve aumentar a produção, mais uma vez podemos destacar o imenso valor do drone no agronegócio.

Os drones no agronegócio já são os “ajudantes” ideais para tronar a produção agrícola e pecuária bem mais viável no Brasil. O produtor ganha tempo, economiza, com projeções de até 20%, e disponibiliza de um método sustentável para melhorar todo o controle do seu negócio.

Demos as boas-vindas para o vigilante incansável e eficiente – o drone!