O modelismo é um hobby fantástico para pessoas de todas as idades, mas as crianças em particular podem ser as que têm mais a ganhar com este tipo de brinquedo. Para além de ensinar valores de responsabilidade e trabalho (de manutenção, reparação, etc), ele pode também desenvolver conhecimentos técnicos e o “bichinho” pela engenharia.

Dadas as recentes propostas de regulação, esta é também uma excelente opção para aqueles que querem passar entre os pingos das gotas e ter um drone sem ter de o registar.

Como tal, este guia serve para quem quiser oferecer um drone a uma criança mas não sabe onde começar.

Drones para crianças com menos de 12 anos

Para crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos, recomendamos a compra de um mini-drone sem camera. Estes veículos são baratos e de pouca potência, minimizando o risco para a criança.

 

1- Goolsky Mini Drone UFO

Pertencendo à categoria mini-drone, este brinquedo é uma excelente prenda para crianças, ficando também muito em conta.

Os seus aros de protecção garantem alguma segurança ao utilizador e a sua baixa potência e preço significam um baixo risco para o dono.

O controlador é bastante simples o drone é facil de voar, permitindo à criança dar os primeiros passos no hobby.

2- Cheerson CX-10

 

Com uma garantia de 1 ano, este drone é basicamente à prova de crianças. É muito resistente e pequeno. Voa apenas durante 4 a 5 minutos mas só demora cerca de meia hora a carregar.

Sendo este o drone mais pequeno e barato numa categoria de drones que apresentam caracteristicas muito semelhantes, este é o escolhido pela equipa central drones como o melhor drone para crianças com menos de 12 anos.

3- Realacc H36 

Voltando à categoria de drones com as hélices protegidas, temos o H36. Recomendado para crianças com mais de 6 anos, o drone voa até 30 metros e dura 5 minutos no ar.

Drones para crianças com menos de 16 anos

Entre os 12 e os 16 anos, as crianças já têm um sentido crítico mais desenvolvido. Como tal, recomendamos a compra de drones com uma performance superior.

 

 1- Hacktoys HAK907

O HAK907 vem sem camera, mas esta pode ser comprada separadamente. Destaca-se pela facilidade de substituição de peças e pelo desempenho de vôo. É limitado pelo tempo de vôo de apenas 10 minutos no máximo dos máximos, mas pelo preço oferecido não se pode esperar muito mais.

 2- MJX X400W

 

O X400W é provavelmente o drone mais barato a oferecer FPV (first person view). Ou seja, este drone deixa o utilizador fixar o smartphone ao comando permitindo assim o acompanhamento das imagens transmitidas pelo drone em tempo real- Nada mau para o seu modesto preço.

Por ter uma forte performance em termos de bateria e distância de controlo e por oferecer controlo através de FPV este é o drone escolhido pela Central Drones para a categoria de 12 a 16 anos. Este veículo permite uma introdução já avançada ao hobby sem grande risco financeiro.

 

3- Airhogs Helix ION

O Airhogs Helix ION é mais um drone feito para jovens que fica extremamente em conta. É bastante seguro, mais uma vez devido ás protecções na hélice e é de fraca potência, minizando o risco de acidente.

Drones para maiores de 16 anos

Jovens de 16 a 20 anos podem também aprender muito com um Veículo Aereo Não Tripulado. A pensar nestes jovens, existem vários kits baseados em sistemas como o Arduino e o Raspberry Pi que já exigem um certo à vontade técnico. Estes são também óptimos brinquedos para adultos.

1- DJI Phantom 3

Como não podia deixar de ser, o DJI phantom também integra a lista. Recomendaos o 3 por não ter grande diferencial de preço do phantom 2, mas o 2 também é um excelente modelo.

Sendo um dos mais populares drones no mercado, facilmente se encontram peças e acessórios online que ajudaram a desenvolver o interesse no hobby.

 

Aconselhamos também os vários kits de drones arduino e raspberry pi que permitem aos jovens construir e programar os seus próprios drones.

Para uma tabela dos melhores drones para todas as idades, passa pelo nosso artigo principal de 2017.