Estreou na quarta-feira O Drone Racing League de 2017. A transmitir a partir de Londres, esta corrida conta para coroar o campeão “mundial” de corrida de drones de 2017. No entanto, a história mais interessante do evento é sobre o investimento que a ESPN tem estado a fazer com vista a trazer um desporto, ou hobby, dependendo a quem perguntares, às massa. Este investimento tomou uma nova dimensão quando, à cerca de uma semana, a empresa detentora da Drone Racing League anunciou uma ronda investimento de 20 milhões de doláres.

Nós na central drones já há muito que seguimos com curiosidade este evento. Desde que começaram a surgir as primeiras imagens das corridas “first person view” (FPV) com drones que ficámos agarrados ao formato, que alia duas têndencias que qualquer geek que se prese segue- Realidade Virtual e Drones. O potencial é enorme e o recente investimento da ESPN indica que não somos os únicos com esta opinião.

Mas então para onde foram estes 20 milhões? Para tentar responder a esta pergunta basta olhar para o conteudo televiso produzido. Com a ajuda de Mark Burnett, produtor de series como o “the apprentice”, a ESPN está claramente a tentar aproveitar as emoções fortes ligadas à corrida com um público mais “nerd”, que cresceu a ver os filmes start wars, para criar um contéudo com drama.

A pergunta que se impõe aos seguidores deste desporto, que há anos que organizam pequenos eventos de corridas de drones é: Será que esta iniciativa ajuda ou não a promover o desporto e os valores a ele associado? O movimento ainda é pequeno e portanto os valores ainda se estão a definir, mas a cultura “diy” e o foco na tecnologia e performance, na nossa opinião, não beneficia desta visão um pouco redutora e dramática do hobby. De qualqer maneira, não nos vamos armar em velhos do restelo, até porque as imagens do evento, até agora, são brutais:

 

Hoje, sexta-feira dia 23 de junho realiza-se a final em Miami. Infelizmente a nossa petição à sic radical para transmissão do evento não teve muitos frutos, mas assim que tivermos novidades sobre a possibilidade de streaming, passaremos a informação. Se tens uma opinião sobre este assunto já sabes, deixa um comentário em baixo!