A DJI reforçou recentemente a sua oferta no segmento de drones, apresentando o muito aguardado sucessor do Mavic Pro, um dos seus equipamentos com maior sucesso. Foi no passado dia 23 de Agosto que o mundo conheceu oficialmente o Mavic 2, que desta vez nos é apresentado em duas versões: Mavic 2 Pro e Mavic 2 Zoom.

 

O novo Mavic 2, tal como o seu antecessor, apresenta-se como um drone compacto com características profissionais, capaz de excelentes desempenhos, tanto a nível de vôo como ao nível da captura de imagem. Nesta nova versão, a DJI focou-se nas características que fizeram do mavic um drone com enorme sucesso no mercado, e elevou-as a outro patamar.

Mavic Pro 2

Este novo Mavic mantém o design compacto e dobrável que já tão bem conhecemos, mas trás consigo novas câmaras, funções inteligentes de vôo, maior autonomia, permitindo agora até 31 minutos de vôo, maior velocidade, agora até 72 km/h, menor ruído, sistema de transmissão de vídeo mais estável, entre outras melhorias.

Mavic 2 Pro

Dji Djimavic 2 Pro, Gris
  • Cámara hasselblad
  • Sensor cmos de 1"
  • Apertura ajustable
  • Dlog-m 10 bits
  • Hyperlapse

O Mavic 2 Pro tem um objectivo principal: qualidade de imagem. Este é o primeiro drone no mercado com câmera Hasselblad, equipada com um sensor CMOS de 1 polegada, permitindo a captura de imagens com mais detalhe, mais luminosidade, mais cor, resumindo: maior qualidade.

DJI Zoom 2

Podem agora ser tiradas fotografias com 20 megapixel, e com uma abertura de lente entre f/2.8 e f/11 serão conseguidos melhores resultados em diferentes condições de luminosidade, em particular na captura de imagens noturnas ou com pouca luz. No que toca ao vídeo, o Mavic 2 Pro permite uma gravação a 4K HDR de 10-bit em H.265.

Mavic 2 Zoom

DJI Mavic 2 Zoom
  • Zoom óptico 2×
  • Sensor CMOS de 1/2.3"
  • Foto de superresolución de 48 MP
  • Vídeo FHD con zoom 4× sin pérdidas
  • Dolly Zoom / Hyperlapse

A DJI não se ficou por aqui e criou ainda o Mavic 2 Zoom, o primeiro drone dobrável com com capacidade de zoom óptico. Isto irá permitir a captura de imagens com perspectivas que de outra forma não seriam possíveis.

DJI Mavic Zoom 2 Preço

O Mavic 2 Zoom vem equipado com um sensor CMOS de 1/2.3 polegadas, e tem a capacidade de 2x zoom óptico (24-48 mm), e ainda 2x zoom digital, simulando uma lente 96 mm e permitindo a captura de imagens sem perdas com uma resolução Full HD.

Esta versão do Mavic 2 permite fotografias com 12 megapixel ou, através da função Super Resolution, 48 megapixel, usando a capacidade de zoom para capturar e juntar nove fotografias numa só.

O Mavic 2 Zoom tem ainda uma função exclusiva, o modo Dolly Zoom QuickShot, permitindo gravação com um efeito cinematográfico até então muito difícil de conseguir, em que nos estamos a afastar de um determinado objecto, mas este se mantém do mesmo tamanho.

Em termos de preço, o Mavic 2 Zoom fica ligeiramente mais em conta que o Mavic 2 Pro.

Novas funções inteligentes

As novidades do Mavic 2 não se ficam apenas pelo hardware. Sendo o Mavic um equipamento que permite a captura de imagens de forma profissional, mesmo para um utilizador comum, estão ao dispor diversas funções inteligentes que permitem a captura de imagens de forma cinematográfica. Às já existentes na versão anterior foi adicionada uma nova função, Hyperlapse, permitindo a captura de imagens que mostram o passar do tempo. Esta função apresenta 4 opções diferentes para a captura das imagens: Free, Circle, Course Lock e Waypoint.

Também a função de seguimento foi aprimorada, com o ActiveTrack 2.0, combinando o vôo autónomo com as capacidades de detecção de obstáculos. Os 10 sensores e câmeras dedicados à detecção de obstáculos distribuídos por todas as faces do Mavic 2 permitem a criação de uma mapa tridimensional da área de vôo que, combinado com algoritmos de previsão de trajectória, permitem evitar obstáculos e até contorná-los, de forma a que o objecto ou pessoa possa ser filmado sem interrupções.

Outra das melhorias introduzidas no Mavic 2 é a utilização de um novo sistema de transmissão de vídeo, OcuSync 2.0, que permite uma ligação mais estável entre o drone e o seu controlo remoto, reduzindo as interferências, e permitindo a transmissão de vídeo 1080p até uns fantásticos 8 km de distância.

Notas Finais

Pelo que nos foi apresentado, os novos Mavic 2 prometem o que seria de esperar num sucessor do Mavic Pro: mais qualidade, mais precisão, mais profissional. A DJI conseguiu pegar na fórmula quase perfeita do Mavic Pro e melhorá-la, sem se desviar do que faz deste equipamento o que ele é: qualidade profissional que cabe no bolso.

Desde 2016 que o Mavic Pro se posiciona neste segmento de drones, entre os profissionais e os compactos, concentrando características de ambos, a um nível que a concorrência ainda não conseguiu atingir. Foram precisos 2 anos para surgir no mercado um equipamento capaz de destronar o Mavic Pro, que curiosamente é trazido pela mesma marca, numa 2ª versão deste excelente equipamento. Isto mostra que a DJI continua a ser, sem sombra de dúvidas, a principal referência no que se refere a drones de consumo, ainda com pouca concorrência que consiga atingir o mesmo nível nos diversos segmentos em que actua.

O Mavic 2 Pro está à venda em Portugal a 1449 €. O Mavic 2 Zoom pode ser adquirido por 1249 €.