Neste artigo vamos-te como mostrar um drone de raiz usando arduíno e raspberry pi.

Em ambos os casos à soluções para principiantes e para pessoas com mais experiência em hardware e electrónica. Se ainda tens pouca experiência, aconselhamos-te a usar um kit que vem com as peças todas que necessitas para construir o teu drone. Se já tens mais confiança nas tuas habilidades de electrónica, também te vamos mostrar uma lista de componentes a comprar para construir um drone de raíz.

Apesar de geralmente ser mais barato, a maior vantagem de construir o teu próprio drone é mesmo a flexibilidade em customisar o VANT. Esta é também uma excelente prenda para os mais pequenos e interessados em electrónica e hardware.

Como construir um drone com Arduino

Arduino é um projecto open source de hardware para prototipagem. Dele surgiram várias interessantes projectos, como uma máquina de café que funciona através de tweets. Mas hoje vamo-nos focar no que nos realmente interessa: drones.

Há vários kits disponivéis por menos de 100 euros que são ideais para iniciantes. O SunFounder 6D é um bom exemplo. Este multi-rotor vem com um manual muito completo que te vais ensinar a montar o kit relativamente facilmente. Ele utiliza software open source arduino e é também ideal para quem quer ganhar experiência em software.

Quando estiver feito, o drone vai ficar mais ou menos assim (atenção que este é um mini drone, pouco maior do que a palma da mão):

sunfounder 6d-box

Outro projecto interessante é o Ardupilot, que por ser bastante exigente tecnicamente representa um excelente desafio para qualquer hobbyista. Este projecto consiste numa base de código open source e vários kits de hardware relativamente acessíveis em termos de preço.

Finalmente, ainda em arduino, a instructables tem um excelente guia passo a passo para contruir um drone follow me com camera.

Como construir um drone com Raspberry Pi.

O Raspberry Pi é outro projecto open source semelhante ao Arduino. Como vantagem, tem o facto de geralmente haver mais guiais e artigos disponiveis online e é focado mais para jovens e crianças.

Para o Raspberry Pi, não há nenhum kit pronto a construir disponivél para comprar, ou pelo menos a nossa equipa não encontrou (e consequentemente não testou) nenhum. É portanto necessário comprar as partes todas separadamente e montar o drone sozinho.

Em baixo fica um exemplo de partes a comprar para fazer o drone. Esta lista é baseada no projecto “Drone Pi” e utiliza o MultiWii, um projecto open source para controlar o acelerômetro:

 

Se tens capacidade de construir um drone com os dois métodos e não sabes qual utilizar, esta discussão no quora pode-te ajudar.

E aqui fica o nosso guia. No futuro, há medida que formos aprendendo mais do assunto vamos expandir este tópico, mas para já se tens alguma experiência a montar o teu próprio drone queremos ouvir de ti! Se preferes comprares drones já feitos, temos uma lista com os melhores drones em termos de preço e qualidade.

Deixa o teu comentário abaixo.