Uma pergunta que nos é feita frequentemente relaciona-se com a distância de vôo de drones: É possível aumentar a distância/alcance de vôo do drone? Se sim, como?

A resposta é que na maioria das vezes é possível, mas é preciso ter cuidado e conhecimento dos procedimentos, porque muitas das vezes, por exemplo, é necessário soldar o comando, entre outros procedimentos técnicos.

Como nós ainda não testámos com nenhum dos nossos drones, ainda não te conseguimos um guia 100% nosso, no entanto já existem vários guias online para vários modelos. Em baixo deixamos uma lista de WiFi extenders e vídeos dos 3 modelos de drones mais populares para te ajudar. Apesar de os vídeos estarem em inglês, são faceis de seguir pois mostram em grande detalhe e com as mãos os passos a seguir.

Atenção: A central drones não te incetiva a aumentar o alcance do teu drone se não tens conhecimentos prévios e/ou queres manter a tua garantia intacta.

Método 1- Extensor de Antena

Este método é a mais fácil maneira de aumentar o alcance do drone e é feito através da modificação da antena do controlo remoto.

1- Phantom 3 e 4 com Extender ArgTek

Sendo a linha de drones mais populares do mercado, existem vários tutoriais referentes à phantom. A seguir a alguma pesquisa, este é para nós o melhor. Apesar de demorado (cerca de 30 minutos), explica em detalhe todos os passos necessários.

2- Yuneec Q500

Mais um bom tutorial de um model também bastante popular. Requer soldamento, o que pode significar algum investimento, mas é um video bastante detalhado e informativo.

 

3- Syma X5C

 

Por fim, se queres experimentar primeiro num drone mais acessível, podes investir umas poucas dezenas de euros num syma x5c e “brincar” um bocado com o comando. Este vídeo tem também o benefício de não ser necessário soldar nada.

E pronto, aqui fica a nossa ajuda para quem aumentar a distância de vôo. Voltamos a relembrar que algumas destas modificações poderam anular a garantia do produtor, e como tal não podemos aconselhar pilotos com pouca experiência na área da electrónica a fazé-lo sem ajuda. Se tens alguma sugestão ou experiência, por favor deixa um comentário na caixa em baixo. Bons vôos!